quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Mojito


Mojito é um coquetel à base de rum branco originário de Cuba
Esse cocktail com mais de 100 anos não está tão bem documentado quanto o Daiquiri ou o Cuba Libre. Sabe-se que floresceu na noite de Havana usando ingredientes nativos do Caribe.
A mistura de hortelã com bebidas é muito antiga. A exemplo do Bullshot, o Mojito teria sido criado por um inglês em alto-mar. A diferença, nesse caso, é que a história deste drinque era contada nos bares cubanos por ninguém menos que o escritor americano Ernest Hemingway o primeiro homem branco a aportar em inúmeras ilhas do Pacífico Sul, apaixonado pelos aromas da hortelã, teria sido o primeiro a misturar a planta com boas doses de rum. Segundo ele, o almirante e aventureiro inglês Francis Drake,o primeiro homem branco a aportar em inúmeras ilhas do Pacífico Sul, apaixonado pelos aromas da hortelã, teria sido o primeiro a misturar a planta com boas doses de rum.
Ingredientes:

Ingredientes
40 ml cachaça
20 ml suco de limão
8 folhas de hortelã
2 colher de chá de açúcar
Club soda para completar 

Preparação
Em um copo alto, acrescente o açúcar, as folhas de hortelã e macere levemente. Adicione o gelo, o limão, a cachaça e complete com club soda ou água gaseificada. Uma dica: sempre que possível use club soda. Por ser em geral mais carbonatada que a água gaseificada, ela amplia a sensação de frescor do coquetel. Decore com um ramo de hortelã.
Sobre o açúcar, normalmente a colher medida é a de bar, ou bailarina. O volume é menor que o de uma colher de sopa rasa, mas maior que uma rasa de chá. A sugestão é encher bem a colher de chá, ou testar a medida que mais se ajuste ao seu paladar. Cuidado apenas para não exagerar no açúcar e desequilibrar o coquetel, comprometendo a leveza e o frescor do Mojito.

3 comentários:

  1. Hummmmmm, adorei! Nunca tomei um mojito, mas deve ser muito refrescante! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma tendência alcoolatra, só pode! rs... eu fico com água na boca de ver esses drinks...hahahaha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Humm... vou tentar fazer esse em casa. Bjos, Nane vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir

Se beber, não dirija! Mas pode deixar um comentário! :)